“Bohemian Rhapsody” é uma das canções mais icônicas da banda Queen e também uma das mais desafiadoras para qualquer cantor. Com uma estrutura musical diversificada que vai de balada a ópera, a música exige versatilidade vocal, controle e expressividade. Vamos direto ao ponto e explorar as principais técnicas que você precisa dominar para cantar essa obra-prima.
1. Divida a Música em Seções
A complexidade de “Bohemian Rhapsody” pode ser intimidante, por isso é essencial dividi-la em partes:
- Introdução (balada lenta): “Is this the real life? Is this just fantasy?”
- Seção de Ópera: “Scaramouche, Scaramouche, will you do the Fandango!”
- Seção de Rock: “So you think you can stone me and spit in my eye!”
- Conclusão (final dramático): “Nothing really matters…”
Cada parte requer um estilo vocal diferente, então a prática será dividida para focar em cada técnica.
2. Técnica para a Introdução (Balada Lenta)
A primeira parte de “Bohemian Rhapsody” é suave e emocional. Aqui, a técnica de voz de peito controlada é essencial.
- Controle de Respiração: A primeira frase da música é longa e exige um fôlego controlado. Pratique respirar profundamente e sustentar as notas sem perder a afinação.
- Dinâmica e Emoção: Cante suavemente e gradualmente aumente a intensidade emocional. Preste atenção às transições suaves entre notas.
Dica prática: Grave-se cantando as primeiras linhas e compare com a gravação original. Ajuste o volume e o tom até alcançar um equilíbrio expressivo.
3. Técnica para a Seção de Ópera
A parte mais conhecida da música é a seção de ópera, que exige agilidade vocal, precisão nas notas agudas e uma certa teatralidade.
- Notas Agudas e Belting: Pratique as partes agudas, como “Scaramouche!” e “Galileo!” utilizando a técnica de belting. Certifique-se de que você está sustentando as notas de forma poderosa, mas sem forçar a voz.
- Agilidade: A rapidez com que as palavras são cantadas nessa seção requer agilidade. Divida em pequenos blocos e pratique com um metrônomo para manter o tempo.
- Timbre Claro: Na parte “Figaro”, use uma voz mais clara e focada, que exige boa articulação.
Exercício vocal: Cante escalas rápidas em diferentes tons para ganhar controle sobre a agilidade vocal necessária.
4. Técnica para a Seção de Rock
Na transição para o rock pesado, a voz precisa ser explosiva e cheia de atitude. Aqui, o uso da voz mista e o drive vocal (leve distorção controlada) são cruciais.
- Força e Drive: Use o diafragma para gerar potência e incorpore um leve drive na voz para alcançar a agressividade necessária. Evite gritar, use uma boa projeção para não forçar as cordas vocais.
- Expressão: A intensidade emocional é alta, então conecte-se com a letra e deixe sua performance refletir a angústia da canção.
Dica prática: Ensaie essa seção usando backing tracks ou versões instrumentais da música para acompanhar o ritmo e a energia.
5. Conclusão (Final Dramático)
A última parte de “Bohemian Rhapsody” retorna a um estilo mais suave, mas ainda assim dramático. É importante dominar o controle de volume e a sensibilidade emocional.
- Técnica de Falsete: Na parte final, Freddie Mercury alterna entre o falsete e a voz de peito. Pratique essas transições suavemente.
- Desaceleração: A conclusão requer um canto mais introspectivo, então diminua o volume e faça uma interpretação mais delicada.
6. Dicas Finais para Cantar “Bohemian Rhapsody”
- Aquecimento: Comece cada sessão de prática com um aquecimento vocal completo para preparar sua voz para as demandas variadas da música.
- Ensaios por Seção: Pratique cada parte separadamente até dominá-las antes de tentar cantar a música completa.
- Conexão Emocional: Entenda a narrativa da música e incorpore as emoções em sua voz. Cantar “Bohemian Rhapsody” é tão técnico quanto expressivo.
Conclusão
Cantar “Bohemian Rhapsody” é um desafio, mas com prática focada nas diferentes técnicas vocais e controle emocional, você poderá entregar uma performance digna de Freddie Mercury. Divida a música em seções, ajuste sua técnica e não esqueça de se divertir!
Letra da Música
Caught in a landslide, no escape from reality
Open your eyes, look up to the skies and see
I’m just a poor boy, I need no sympathy
Because I’m easy come, easy go
Little high, little low
Any way the wind blows doesn’t really matter to me, to me
Put a gun against his head, pulled my trigger, now he’s dead
Mama, life had just begun
But now I’ve gone and thrown it all away
Mama, ooh, didn’t mean to make you cry
If I’m not back again this time tomorrow
Carry on, carry on as if nothing really matters
Sends shivers down my spine, body’s aching all the time
Goodbye, everybody, I’ve got to go
Gotta leave you all behind and face the truth
Mama, ooh (any way the wind blows)
I don’t wanna die
I sometimes wish I’d never been born at all
Scaramouche, Scaramouche, will you do the Fandango?
Thunderbolt and lightning, very, very frightening me
(Galileo) Galileo, (Galileo) Galileo, Galileo Figaro, magnifico
But I’m just a poor boy, nobody loves me
He’s just a poor boy from a poor family
Spare him his life from this monstrosity
No, we will not let you go (let him go)
We will not let you go (let him go)
We will not let you go (let me go)
Will not let you go (let me go)
Will not let you go (never, never, never, never let me go)
No, no, no, no, no, no, no
Mamma mia, let me go
Beelzebub has a devil put aside for me, for me, for me
So you think you can stone me and spit in my eye?
So you think you can love me and leave me to die?
Oh, baby, can’t do this to me, baby
Just gotta get out, just gotta get right outta here
Ooh, yeah, ooh, yeah
Nothing really matters, anyone can see
Nothing really matters
Nothing really matters to me